Por: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Dos alimentos consumidos no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 70% vêm da Agricultura Familiar, que, na Bahia, conquista mais espaço nas compras governamentais de gêneros alimentícios. A coordenadora da Unidade de Agronegócio do Sebrae Bahia, Adriana Moura, explica que a entidade vem atuando para garantir ao Agricultor Familiar geração de renda.

Em 2017, foi contratada uma consultoria para os Agricultores Familiares e suas organizações terem acesso às políticas públicas voltadas para compras governamentais. “Realizamos trabalhos de orientação para esses agricultores na formação e apresentação de propostas de venda de seus produtos para a merenda escolar”, detalha Adriana.

A contratação surtiu efeito direto sobre programas que viabilizam a venda de produtos da Agricultura Familiar, como o resultado da soma de valores das propostas que foram apresentadas nos editais  do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Por meio da assessoria de profissionais contratados pelo Sebrae aos produtores de Cooperativas e Associações, até outubro de 2017, o valor superou R$ 25,5 milhões. Já o valor liberado e em execução é de quase R$ 11 milhões.

“A participação do Sebrae tem sido ampliada progressivamente na dinamização das economias locais e garantia de compra dos produtos. Do montante de recursos aprovados e liberados para a Bahia em 2015, 43% teve a participação da entidade e, em 2016, esse percentual subiu para 45%”, destaca a coordenadora.

Cartilha educativa

Pensando nos Agricultores Familiares que desejam entender o passo a passo para garantir a participação em compras públicas, o Sebrae disponibiliza gratuitamente a cartilha “Agricultura Familiar – Um bom negócio para o desenvolvimento local.

Uma grande oportunidade de comercialização dos gêneros da agricultura familiar está na obrigatoriedade de utilizar, no mínimo, 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos Estados e Municípios para a alimentação escolar, com aquisições de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e dos empreendedores familiares rurais.

Mais Informações:  Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *