Podemos constatar que estamos vivendo, neste momento, a era da Excelência. Excelência em tudo: nos produtos, nos serviços, nos processos das empresas, mas, principalmente, no atendimento ao Cliente. Apesar disso, visitando uma empresa aqui e outra ali, percebo que a maioria tem o mesmo nível de atendimento e, infelizmente, esse “padrão” de atendimento está “padrão” está nivelado por baixo.

Os clientes estão cansados de mediocridade. Cansados, de serem tratados de qualquer forma por parte daqueles que se dizem “profissionais de atendimento”. O cliente está cada vez mais exigente e não se contenta com qualquer coisa. Vale a pena a reflexão: o que faz o cliente entrar nessa ou naquela empresa? Melhor ainda: o que faz o cliente voltar e indicar seu estabelecimento para os amigos e familiares?

Os clientes querem e merecem ser tratados com verdade, sinceridade e paixão. Na atual conjuntura sócio econômica, você precisa estender um “tapete vermelho”, quando o cliente decidir gastar seu suado dinheiro comprando o produto ou serviço da sua empresa.

Chega de oferecer um bom atendimento! Devemos nos preocupar em ofertar um EXCELENTE atendimento. Agora pare e pense: sua loja, sua equipe está oferecendo um atendimento de EXCELÊNCIA? Entenda de uma vez por todas que a excelência no atendimento irá proporcionar uma total satisfação ao cliente, garantir perenidade ao negócio, além de indicações e um maior retorno financeiro. Um ciclo virtuoso, que eu tenho certeza que sua empresa vai querer fazer parte.

Veja algumas dicas pra você compartilhar com sua equipe!

– Tenha uma boa apresentação pessoal. Preste atenção nas roupas/fardas. Pense numa estratégia de abordagem, desenvolva um diálogo interessante com seu cliente. Cuidado com as gírias durante a conversa!

– Sorria mais! Um atendimento encantador passa, necessariamente, por um belo e verdadeiro sorriso.

– Seja automotivado! Não espere ninguém motivar você (até porque ninguém motiva ninguém). Busque em si mesmo o que te faz levantar cedo e encarar mais um dia de trabalho. Ter uma meta em mente fará com que seu trabalho (o de encantar clientes) tenha ainda mais sentido;

– Desperte emoções nos seus clientes! Seja uma pessoa alto astral. Pense positivo e exale otimismo.

– Faça seu trabalho buscando CONQUISTAR PESSOAS! Cada cliente conquistado e encantado é mais um passo rumo à EXCELÊNCIA.

 

Rafael Toscano
Coach Especialista em Atendimento e Vendas

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