Essa estação do ano é muito gostosa e esperada! Mas alguns cuidados são necessários para manter a saúde dos nossos pequenos.

Bebês abaixo dos 6 meses de idade não devem frequentar a praia e a piscina, porque seu sistema imunológico ainda não está preparado para entrar em contato com os germes existentes nesses ambientes. Também não devem usar protetor solar e não devem ser expostos em horários de pico (entre 9h e 15h). As barreiras contra o sol devem ser físicas (roupas, chapéus, sombreiros). Bebês acima de 6 meses podem usar protetores solares específicos para a sua faixa etária (observar o rótulo), mas as barreiras físicas e os horários de exposição ao sol devem ser respeitados, como nos bebês menores. Roupinha UV e fraldas apropriadas para água também são bem-vindas!

Os protetores solares devem ser repassados a cada 2 horas e sempre que o bebê ou criança passar um tempo na água. Mesmo frequentando a praia e a piscina no início da manhã ou final da tarde, não devemos deixá-los diretamente expostos ao sol por mais de meia hora. A hidratação também é muito importante. Abusem da água! Água de côco somente para os maiores de 1 ano e com moderação. Alimentos leves e ricos em água como frutas, verduras e legumes completam esse cuidado.

A respeito de possíveis infecções, evitem deixar as crianças com as roupas molhadas sobre o corpo por muito tempo. A umidade associada ao calor pode causar infecções por fungos. Tenha sempre uma toalha seca e roupinhas extras à mão! As infecções intestinais, chamadas gastroenterites, também são mais comuns nessa época do ano. Cursam com vômitos, diarreia, mal-estar, febre, dor no corpo, falta de apetite, podendo levar a complicações como desidratação. Podemos evita-las seguindo à risca as normas de higiene: lavar sempre as mãos, lavar bem os alimentos crus antes de consumi-los, manter as unhas cortadas e limpas, evitar contato direto com pessoas doentes e evitar ingerir alimentos duvidosos, principalmente em barracas de praia.

Seguindo essas orientações nossos pequenos poderão curtir o verão com saúde e alegria!

Dra. Raquel Simbalista
Pediatra – CRM 14022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *