Ambas são infecções causadas por vírus. O que as diferencia são o tipo de vírus e os sintomas. As crianças podem ter de 8 a 12 dessas infecções por ano. Isso faz parte do desenvolvimento do seu sistema imunológico.

resfriado pode ser causado por centenas de vírus diferentes, a maioria da família dos Rinovírus. Tem como principais sintomas o nariz entupido, a secreção nasal, os espirros, tosse esporádica, dor de garganta, dor de cabeça e indisposição. Pode ou não haver febre. Geralmente não acarreta em complicações.

gripe é causada pelo vírus Influenzae, e tem sintomas semelhantes aos do resfriado, só que mais intensos: dores no corpo, dor de cabeça mais intensa, febre mais alta e contínua, dor na barriga. Podem ocorrer complicações como pneumonia e miocardite (inflamação do coração).

Como são transmitidas? Pelo contato com secreções contaminadas (tosse, espirro, colocar a mão contaminada na boca ou olho).

Quanto tempo duram? Duram cerca de 3 a 10 dias.

O frio provoca essas infecções? Não há associação comprovada entre a mudança de temperatura e as infecções virais. O que acontece é que isso pode desencadear processos alérgicos, que facilitam a penetração do vírus.

A vitamina C trata essas infecções? Não. Porém, estudos sugerem que ela tem um papel na proteção contra a infecção.

Como trata-las? O tratamento para ambos é sintomático (tratamos os sintomas) e com orientação para a prevenção de complicações (infecção bacteriana, pneumonia). Antibiótico não mata vírus. Por isso, não devem ser usados sem a orientação do Pediatra. Não automedique.

A AUTOMEDICAÇÃO PODE GERAR UM PROBLEMÃO!

 

Dra. Raquel Simbalista – Pediatra – CRM 14022
Clinica Pediátrica Lili e Lulu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *