Porque fazer check up de saúde anual, se não estou sentindo nada?

Nos países do primeiro mundo, a medicina baseia-se na prevenção e não no tratamento de doenças. American Heart Association, TASK Canadian, dentre outros, reconhecem que é fundamental a pesquisa e rastreamento de doenças, denominado “screening”, mesmo em pacientes assintomáticos, já que diversas patologias não apresentam sintomas numa fase inicial. É melhor prevenir uma doença do que tratá-la e, se tiver que tratar, muito mais sucesso teremos se o diagnóstico for precoce, ainda na fase inicial, pois as chances de cura são muito maiores.

Quais especialidades médicas e exames são importantes na prevenção de doenças assintomáticas?

Os exames e consultas a serem realizados dependem do sexo, idade, histórico pessoal e familiar, em alguns casos, causam divergência de opinião entre os médicos, mas certamente não procurar uma avaliação médica anual, independente do paciente em questão, mesmo que não esteja sentindo nada, é uma péssima decisão.

A melhor opção é o atendimento inicial pelo médico clínico, que direcionará os exames e consultas com especialistas que serão necessários pra cada caso.  Geralmente o Cardiologista é sempre um dos mais procurados nessa primeira avaliação, não só pelo fato de terem conhecimento especifico sobre as doenças do coração, que lideram a estatística mundial de causas de morte, mas também por serem clínicos com visão global, habilitados à direcionar demais avaliações que se farão necessárias.

Existem doenças que podem ter sua progressão evitada através da atenção preventiva?

Sim, sem dúvida. No Brasil, lamentavelmente, convivemos com uma triste realidade: a dificuldade de acesso da maioria da população aos serviços públicos de saúde e ao tratamento preventivo e exames de rotina anual.

No caso dos pacientes que dispõem de Convênio médico, boa parte preferem não realizarem check up anual por falta de tempo, medo de descobrir algo, ou se ausentar no trabalho. Essas situações podem gerar, não somente diagnostico tardio, com consequente tratamento ineficaz em alguns casos, além do aumento de custos com a saúde para empresas, famílias e operadoras de saúde, já que patologias detectadas em estágio não inicial, muitas vezes, requerem, internação e procedimentos prolongados e de alto custo.

Onde posso realizar o meu check up?

Nos Serviços de saúde mais organizados, que demonstram uma visão mais holística e global do atendimento ao paciente, bem como da necessidade da prática de uma medicina preventiva. Os pacientes são acompanhados anualmente, mesmo que sejam assintomáticos.

Se você tem mais de 18 anos e nunca realizou um checkup ou avaliação médica de rotina anual, procure um serviço médico da sua confiança e comece a preparar-se para uma vida longa, saudável e feliz.

Sérgio Possídio
Angiologista e Cirurgião Vascular | CREMEB 14103

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *