Existe um grande mito sobre a anestesia em animais, o que gera um certo medo nos tutores em submeter os pets a cirurgias que podem auxiliar a qualidade e aumentar o tempo de vida dos seus companheiros.

Para elucidar o assunto converse com um profissional capacitado na área, este vai poder tirar suas duvidas quanto a importância dos exames prévios, jejum alimentar, cuidados com o banho e higiene, assim como de controle de dor no pós operatório.  A anestesia tem como objetivo manter o paciente sem dor, preservando o funcionamento de todos os órgãos de forma adequada, a fim de realizar procedimentos cirúrgicos e exames diagnósticos.  Soma-se então um retorno anestésico tranqüilo, no qual o animal deve estar apto a realizar as suas atividades normais de forma confortável (andar, comer, ter consciência do universo a sua volta, aceitar e dar carinho). Atualmente podemos utilizar diversas técnicas simultâneas, como o bloqueio, infusão continua de analgésicos e adjuvantes, além do anestésico inalatório, caracterizando a anestesia balanceada, ou seja, a mais indicada para o indivíduo.

Durante todo o procedimento o nosso paciente é monitorizado com eletrocardiograma, pressão arterial, temperatura corpórea, frequência respiratória e demais sinais relacionados a profundidade anestésica. Dessa forma, o “anestesista veterinário” pode interagir de forma dinâmica com seu o paciente, estando a postos caso haja necessidade de maiores intervenções, a fim de preservar a vida. Ao termino do procedimento anestésico o paciente é transferido para o setor de internamento onde deve permanecer confortável até a alta médica e suas recomendações. Com essa segurança podemos ter dentinhos sempre limpos, retirada de nódulos, tratamentos cirúrgicos realizados com excelência! Desta forma, a anestesia vai deixar de ser uma vilã e se tornar uma aliada, trazendo conforto para o paciente e sua família.

 

Dra Viviane Miranda – CRMV 3798

Médica Veterinária especialista em Anestesia Veterinária

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *