Engajar é um dos grandes desafios das organizações no que se refere à gestão de pessoas. Estar engajado vai além de estar motivado. Etimologicamente, o termo engajar se originou a partir do francês engager, que significa dar em garantia, se empenhar, ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade, em outras palavras, produzir, com prazer e entusiasmo.

Pessoas altamente engajadas é o desejo expresso por um grande número de empresas. Quem trabalha satisfeito produz mais e é capaz de apresentar um elevado grau de engajamento com a organização. Em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Riverside, descobriu-se que o profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, suas vendas são 37% mais elevadas e sua criatividade é maior do que a de outros colaboradores insatisfeitos.

Engajar pessoas tem sido pauta constante na rotina de muitos líderes, apesar de ser um assunto repetitivo é sempre bom lembrar, que a ausência desse elemento motivacional dentro da organização influência em indicadores de tun over, absenteísmo e mal atendimento – que sempre poderão ser considerados alguns dos vilões de qualquer processo corporativo.

É importante ressaltar que o engajamento não depende só da empresa e da liderança. O perfil comportamental (características da personalidade), como o otimismo, automotivação, sentido de pertencer e, ser alguém que está em busca de novos desafios, também fazem muita diferença na construção de um time que tenha alto grau de engajamento.

Gerir pessoas com foco estratégico é sobretudo garantir o engajamento delas aos propósitos profundos da organização. É construir um caminho de confiança, através de políticas sustentáveis na Gestão de Pessoas. Promover o engajamento não é fácil, mas faz toda diferença. As organizações que conquistam este patamar desfrutam de um ambiente altamente produtivo, com profissionais que inspiram e influenciam positivamente. Os resultados são mais elevados e a capacidade de enfrentar os dias turbulentos também.

Uma organização alinhada nesses propósitos, além de atrair um ambiente favorável e pessoas comprometidas com a organização, tem como conseqüência resultados extraordinários.

Francis Dias
Coach Especialista em Gestão de RH e Carreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *