A terapia da mão e do membro superior é uma especialidade na área da reabilitação, que utiliza diversas abordagens e técnicas de tratamento para o ombro, cotovelo, punho e mão, com o objetivo de restabelecer a função dos membros superiores nas diversas patologias, sejam de origens traumáticas, congênitas ou adquiridas.

O Terapeuta da mão e do membro superior é capacitado para avaliar e diagnosticar disfunções motoras no tratamento pré e pós-cirúrgico. Para isso, necessita ter conhecimento em anatomia funcional, biomecânica, cinesiologia, cicatrização e cuidado de feridas, procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos, e na prescrição, planejamento e confecção de órteses para os membros superiores: ombro, cotovelo, punho e mão. Para um trabalho bem-sucedido é de grande importância a interação entre o terapeuta, o médico e o paciente, atuando de forma multidisciplinar e favorecendo uma qualidade no atendimento e prescrição do tratamento.

Áreas de atuação e exemplos de patologias mais comuns:

– Ortopedia: processos inflamatórios, tendinites, tendinoses, artroses, fraturas (úmero rádio distal), lesões de tendões (tendões do manguito rotador no ombro, ou tendões flexores e extensores dos dedos), lesões e compressões de nervos periféricos (síndrome do túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro cérvico-torácico-braquial), lesões ligamentares e amputações.

– Reumatologia: artrite reumatoide, dedo gatilho.

– Neurologia: lesões de origem central, como AVC, Parkinson, alzaimer e paralisia cerebral em pediatria.

– Queimados: cuidados com as feridas e aderências.

– Oncologia: pós mastectomia, tumores e cistos osteomioarticulares.

Órteses: O que são?

São dispositivos que auxiliam o membro acometido, são confeccionados por nós terapeutas, de acordo com a patologia apresentada pelo paciente, sob medida e em material termoplástico. Elas auxiliam na aplicação de protocolos específicos, com funções diversas, sejam para imobilizar uma fratura, corrigir contraturas, sendo assim, mobilizam tecidos moles e cicatrizes. As órteses sob medida proporcionam maior conforto e aceleram em muitos casos o tempo de recuperação, facilitando a remoção e recolocação durante o tratamento.

Taiane Carvalho – CREFITO: 203211-F
Fisioterapeuta (UNIME) | Pós-graduada em terapia da mão e membro superior (IOT-HCFMUSP)
E-mail: taianeccarvalho@hotmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *