É complexo definir o significado da vida.
Existem inúmeras respostas que explicam esse questionamento. Qual diferença de estar vivo e viver plenamente? Estar vivo é apenas existir. Viver plenamente é aproveitar a sua existência, fazer diversas escolhas durante a jornada da vida, é construir ações e pensamentos que te levem a uma vida motivada e com propósito.
Você consegue viver plenamente? Esse é o grande dilema das pessoas no mundo.
A busca pelo autoconhecimento pode te proporcionar descobertas reveladoras sobre sua identidade e valor pessoal. Os valores e crenças são regras que ajudam a formar sua personalidade, elas guiam as suas emoções, e o modo como vive e se relaciona.
Através da busca pelo autoconhecimento podemos ampliar a consciência sobre os nossos potenciais desconhecidos ou adormecidos, reconhecendo crenças erradas e decisões equivocadas que nos colocam longe do nosso propósito. O propósito é o que te move e te tira da zona de conforto. Quando você vive seu propósito entende o sentido da vida.
Pergunte a si mesmo: Quais são meus talentos e habilidades? Quais as ações que comprovam essas características? O que eu amo fazer? As respostas a essas perguntas irão definir seu perfil comportamental (traços da personalidade e seus comportamentos predominantes). As suas escolhas precisam estar em sintonia com o seu perfil.
Seu corpo e suas emoções irão te sinalizar se está vivendo em alinhamento com seu propósito. Quando isso acontece você é tomado por uma sensação de plenitude, vivacidade, força e entusiasmo para realizar os seus sonhos e vivê-los intensamente, o que acaba proporcionando diversos benefícios em todas as áreas da vida: pessoal, profissional, social e amorosa, fazendo de você uma pessoa muito mais feliz.
Seja sempre sincero consigo mesmo. Quando você se auto conhece, sabe quais são seus pontos fortes e quais suas oportunidades de melhoria, é capaz de tomar decisões mais adequadas e assertivas.
Fazer o que ama não quer dizer que seus dias serão sempre leves e felizes…. mas quando há conexão, propósito e paixão até os desafios dos dias difíceis se tornam prazerosos.

Francis Dias
Coach Especialista em Gestão de RH e Carreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *