Quantas vezes já ouvimos falar que por falta de planejamento tomamos a decisão errada?

As decisões que tomamos hoje podem refletir em nossas vidas nos próximos 5, 10, 15 ou até 20 anos. Portanto, planejar nossas ações, seja qual for a área de nossa vida, é vital para o sucesso. O Planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão segundo roteiros determinados. Isto nos sugere que qualquer ação deve ser precedida de planejamento para ser eficiente.

Tarefas simples como ir às compras num supermercado sem uma lista pode se tornar complicada pois algo necessário pode ser esquecido e algo supérfluo pode ser adquirido. No esporte, podemos observar que os atletas passam muito mais tempo se preparando do que competindo, todo este preparo forja o atleta e potencializa as chances de êxito na hora da competição.

No âmbito da administração de empresas, um dos temas mais populares é o Planejamento Estratégico, que consiste em elaborar um plano para desenvolver estratégias para o negócio. Entretanto, poucas organizações conhecem e aproveitam seus benefícios.

Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que promove mais assertividade no gerenciamento seja para grandes, médias ou pequenas empresas. Toda empresa precisa tomar ações no sentido de se organizar e estruturar o seu negócio para que ele seja perene e rentável.

Quando pensamos em desenvolver o Planejamento Estratégico devemos considerar três questionamentos: Onde estamos? Para onde queremos ir?  Como fazer para chegar lá?

Dessa forma, a elaboração do planejamento estratégico traz para o gestor e suas lideranças uma motivação para realizar as mudanças necessárias para crescer de forma planejada e consistente.  Sem direcionamento a empresa fica como um barco à deriva dependendo do vento para que sua rota seja traçada.

As Organizações que entendem que planejar e definir estratégias é a base da sustentabilidade, saem na frente dos seus concorrentes e garantem o pioneirismo no seu nicho de atuação. Para que o planejamento estratégico seja eficaz e traga benefícios, é vital que esteja alinhado à identidade Organizacional que incluem a Missão, Visão e Valores da empresa.

O maior benefício da implementação do Planejamento estratégico é o crescimento saudável e estruturado da Organização. Vamos praticar o Planejamento?

Janine Andrade
Consultora de Qualidade na Gestão Administrativa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *